domingo, 11 de maio de 2008

Piadas....

Qual é o elemento que sabe sempre tudo sobre a actualidade?

É o Frâncio (Fr) que esta ao lado do Rádio (Ra)!!


Brigada Johnny Leaf!!

domingo, 4 de maio de 2008

Vamos jogar MahJong?

É um dos jogos mais "quentes" do momento: exige atenção e concentração, não esquecendo estratégia, para que todas as peças sejam revolvidas.

A origem deste jogo é um pouco obscura, pensando-se que terá, na realidade, surgido da junção de uma série de jogos Chineses.

Mas porquê o jogo de MahJong num blog de Ciência??

Para compreender e estudar ciência, o cérebro precisa de estar em forma: é necessário estar alerta, com atenção, com concentração..... Este jogo é óptimo já que nos permite, mesmo num momento de pausa, estar alerta...

Alguns links para este tipo de jogo estão ao lado, na secção "Jogos, testes e afins..."; também irão surgir outros!!

Se souberem de mais jogos, deixem os links em comentário, novas ideias serão sempre bem vindas!!

Quem conhece a Tabela Periódica??

A Tabela Periódica dos Elementos é um dos principais instrumentos para o trabalho de um Químico; é neste instrumentos que encontramos, num só olhar, as informações de qualquer um dos elementos conhecidos (alguns que ocorrem naturalmente, outros que são sintetizados em laboratório).

Mas como surgiu este instrumento precioso??

Tal como em tantas outras coisas, esta foi uma descoberta feita por etapas, tendo sido o resultado do trabalho de um enorme número de cientistas.

Vou aqui tentar retratar, da melhor maneira que conseguir, a história da Tabela Periódica, tentando não me esquecer de nenhuma das contribuições efectuadas. No entanto, a história é cruel para aqueles que não se destacam, sendo que muitas vezes são virtualmente esquecidos - embora o seu trabalho seja, muitas vezes, completamente válido para a descoberta de um dado conceito, nem que seja para evitar que cientista vindouros não cometam o mesmo erro.

A primeira parte desta história, em breve....

Cientista do mês de Maio

Para este mês, e para a primeira aparição neste canto, escolhi a primeira personagem científica a ganhar o Prémio Nobel em duas áreas diferentes (ou nem por isso) - a Química e Física.

Marie Curie
Esta cientista nasceu na cidade de Varsóvia, Polónia, a 7 de Novembro de 1867, e foi baptizada de Maria Sklodowska.
Em 1891, partiu para Paris, Sorbonne, onde obteve a Licenciatura em Física e Ciências Matemáticas. Foi aqui que veio a conhecer o seu futuro marido, também ele um grande Físico, de seu nome Pierre Curie, tendo-se casado no ano seguinte (1895).
Em 1906, tornou-se a primeira mulher a ocupar o lugar de Professora de Física Geral da Faculdade de Ciências.

A descoberta da radioactividade, por Henri Becquerel em 1986, inspirou o casal Curie nas suas investigações, que os levou a isolar o Polónio (elemento químico que obteve o seu nome graças ao país de origem de Marie), e ao Rádio (elemento isolado a partir de grandes - enormes, quando se considera a quantidade de rádio isolada - quantidades de um minério designado de Pechblenda). A descoberta deste último levou ao desenvolvimento de novas técnicas na medicina, como a radiografia e uma forma muito rudimentar de radioterapia para atacar tumores cancerígenos (técnica esta que se baseava em espetar agulhas com este elemento junto dos tumores).

Marie acabou por adoecer com uma leucemia, tendo morrido no ano de 1934. O desenvolvimento desta - e de outras - doenças terá sido provocada pela exposição a grandes quantidades de radiação ao longo da sua vida.


Para termos uma pequena ideia da quantidade de radiação a que foi exposta, basta saber-mos que os seus apontamentos continuam com uma quantidade demasiado grande de radiação para serem manuseados de modo seguro sem protecção, mantendo-se guardados em caixas de Chumbo, para evitar a contaminação.